Biblioteca Virtual da América Latina

Biblioteca Virtual da América Latina

América Latina

Guiana

Nome oficial: República Cooperativa da Guiana
Localização: Norte da América do Sul; banhada ao norte pelo oceano Atlântico; é limitada a leste com o Suriname e a oeste com a Venezuela e Brasil.
Estado: República Presidencialista
Capital: Georgetown
Idiomas: Inglês, hindi, urdu, línguas indígenas
Moeda: Dólar da Guiana
Superfície: 214.969 km²
População: 751 mil
Clima: Equatorial
Data de independência: 1966, fazendo parte da Commonwealth

O território onde se encontra a Guiana está situado entre os rios Amazonas e Orinoco no Norte da América do Sul; é banhado ao norte pelo oceano Atlântico e faz fronteira a leste com o Suriname e a oeste com a Venezuela e o Brasil. Essa região foi avistada em 1498 por Cristóvão Colombo em sua terceira viagem ao continente americano e recebeu várias visitas realizadas por exploradores espanhóis, holandeses, franceses, e ingleses. Em 1814 o território que estava com os holandeses foi cedido oficialmente aos ingleses através de um tratado. Na metade do século XX inúmeras tentativas de independência do Reino Unido foram realizadas, sendo estabelecida oficialmente em 1966; no entanto o país permaneceu como membro da Comunidade Britânica (Commonwealth). O nome Guiana vem dos índios que habitavam a região, os aruaques, que a chamavam de Guianaque com o significado de 'terra das águas'; foi modificado em 1931 para Guiana Inglesa, e novamente Guiana quando da instalação da independência. Em 1970 tornou-se uma república. A Guiana é formada por uma faixa costeira pantanosa, por um planalto central no interior e por uma região montanhosa - serra da Pacaraima onde está o monte Roraima - situada entre o Brasil e Venezuela. A população da Guiana tem ascendência de hindus, africana, ameríndios, brancos, chineses, mestiços. A economia é baseada principalmente na agricultura, mineração, exploração de madeira, entre outros produtos primários.

Fonte: Guia geográfico ( www.guiaageo-americas.com ); Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; P@íses - IBGE (www.ibge.gov.br/paisesat/).

Saiba mais:

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 • 01156-001 • São Paulo/SP • Brasil
Tel: (55 11) 3823-4600 - Todos os direitos reservados - 2009