Biblioteca Virtual da América Latina

Biblioteca Virtual da América Latina

América Latina

Uruguai

Nome oficial: República Oriental do Uruguai
Localização: Centro-sul da América do Sul; banhado ao sul pelo oceano Atlântico e limitado ao norte com o Brasil e a oeste com a Argentina
Estado: República Presidencialista
Capital: Montevidéu
Idiomas: Espanhol
Moeda: Peso uruguaio
Superfície: 177.414 km²
População: 3.399 milhões
Clima: Temperado
Data de independência: 1828
Constituição: 1996

O território uruguaio está localizado no centro-sul da América do Sul e é banhado ao sul pelo oceano Atlântico; faz fronteira ao norte com o Brasil e a oeste com a Argentina. Grande parte da região está localizada no Pampa e sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), tendo o ponto mais alto o Cerro Catedral com 514 metros. Ao sul situa-se o rio de la Plata (rio da Prata), local estratégico na região e tendo em seu estuário o Porto de Montevidéu, capital do país. A palavra Uruguai tem origem provável do Guarani, e tem significado impreciso sendo os mais aceitos 'rio dos caracóis' e 'águas profundas'. A grafia do nome aparece em documentos cartográficos desde o século XVI como Uray, Uruay, Huruay, Oray, e em 1700 em documentos franceses como Uruguay (em português Uruguai); originalmente dava nome ao rio Uruguai, depois à região e por fim ao país. Os primeiros europeus chegarem à região no inicio do século XVI, e tanto a Espanha como Portugal procuraram instituir uma colonização nesse território. Portugal com a Colônia de Sacramento, à margem do Rio da Prata, enquanto a Espanha ocupava o local onde foi fundada posteriormente a cidade de Montevidéu no século XVIII. Posteriormente a região foi disputada pelo Brasil e pela Argentina, sendo que em 1811 o Brasil a recupera e em 1821 anexa ao império como seu território mais austral (Banda Oriental). No entanto, em 1825 há movimentos contra a corte brasileira, e com o surgimento dos movimentos de independência pelos vários territórios que compunham a América do Sul o Uruguai torna-se independente com a assinatura do 'Tratado de Montevidéu' em 1828, tendo à frente José Artigas. Ao longo do século XIX o país consolidou a sua organização como nação, mas no final desse século e no século XX o país esteve em vários momentos nas mãos de governos ditatoriais e também foi marcado por movimentos de oposição e de guerrilha como o MLN - tupamaros. Em 1985, com o apoio de movimentos populares, a redemocratização do país é iniciada e ainda hoje procura estabelecer condições de uma modernização de forma plena. A população do Uruguai é composta em sua maioria de brancos devido à forte imigração européia em especial nos últimos dois séculos por italianos e espanhóis, e também por ameríndios e negros. O Uruguai é caracterizado por um setor agrícola e orientado para exportação tendo como principais produtos os rebanhos bovinos e ovinos. O Bairro Histórico da cidade Colônia de Sacramento é considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Fonte: Guia geográfico ( www.guiageo-americas.com ); Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; P@íses - IBGE (www.ibge.gov.br/paisesat/).

Saiba mais:

Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 • 01156-001 • São Paulo/SP • Brasil
Tel: (55 11) 3823-4600 - Todos os direitos reservados - 2009